DIA DA TERRA: 22 DE ABRIL
Conscientização e mudança.
Impossível não pensar no Dia da Terra sem associá-lo a essas duas palavras. A intenção é justamente causar impacto: nosso planeta pede ajuda!
E afinal, de onde surgiu a ideia de comemorar o Dia da Terra?
Essa história toda - que de conta de fadas não tem nada, infelizmente - começou em 22 de abril de 1970, lá nos Estados Unidos. O senador americano Gaylord Nelson teve a ideia de proporcionar um protesto para tratar sobre os problemas ambientais. A população e os governantes precisavam ter consciência do que estava ocorrendo. Só que algo que parecia tão simples, na verdade, causou uma enorme repercussão, pois a ação mobilizou mais de 20 milhões de pessoas!!! 😱
Foi algo tão impressionante que até hoje reverbera, tanto que cá estamos! Só que estamos aqui para causar mudanças positivas em nossa amada Terra, certo? Você vem com a gente?
COLOCANDO A MÃO NA MASSA
Apaixonados por esportes e natureza do jeito que somos, a Prolife busca maneiras de colaborar com a preservação ambiental. Afinal, é na natureza que ocorre as nossas maiores aventuras!
Em setembro de 2021, por exemplo, estivemos ao lado de 200 voluntários em uma ação de limpeza no entorno das lagoas da Barra da Tijuca - RJ. E se você achou que duas horinhas de limpeza não dariam em nada, acredite ou não, foi retirado mais de uma tonelada e meia de lixo!!!
Tá vendo como algo tão simples gera um impacto e tanto?
MAS... O QUE MAIS PODEMOS FAZER??? 🍃🌱
Se você tem vontade de ajudar o nosso planeta, mas não faz ideia de por onde começar, um jeito bem legal é se unir à ONG's que promovem eventos como esse que a Prolife participou. Temos certeza que aí na sua cidade há instituições engajadas nessa causa. Imagine que show você sendo um voluntário que trabalha em prol do meio ambiente!
Masss, se você não tem muito tempo disponível para ser um voluntário, existem atitudes tão importantes quanto e que geram mudanças bem significativas.
Veja só:
- Reciclagem: em média, cada brasileiro produz 390 kg de resíduos por ano (dados da Abrelpe). É um número bem considerável! Para começar a incluir esse hábito, duas lixeiras já são suficientes : uma para os reciclados e outra para os orgânicos;
- Ainda sobre reciclagem: fora o descarte correto, você pode usar toda sua criatividade para ter um item único a partir de um material reciclado, como papéis, garrafas e plástico. Preserva a natureza, decora ambientes e é uma ótima ideia para entreter a criançada;
- Não jogar lixo no chão: essa aí todo mundo já sabe! Lugar de lixo é na lata de lixo!
- Plantar uma árvore: pesquise sobre a vegetação da sua região e plante uma árvore nativa. Já pensou daqui uns anos você dar de cara com uma árvore que você mesmo plantou? Que sensação maravilhosa!
- Economia elétrica: bem fácil essa! Se não tem ninguém no cômodo, é só desligar as luzes. Se não está usando, retire o aparelho eletrônico da tomada;
- Economizar água: sabe aquele momento no banho de passar o sabonete ou então durante a escovação? É só dar uma segurada no registro! Reutilizar a água da máquina de lavar para limpar o chão também tá super valendo!
- Andar mais de bicicleta: sei que somos suspeitos para falar disso, mas você há de concordar que, além de diminuir a emissão de poluentes, dar um rolê de bicicleta é super divertido!
- Incentivar as novas gerações: desenhos sobre a temática ecológica e debates acerca do assunto são ótimos exemplos que geram em nossos pequenos um senso de responsabilidade com a natureza.
Gostou das dicas?
Fica aí o nosso convite para colocá-las em prática. E se você já realiza ações como essas ou vai começar a partir de agora, compartilhe conosco em nossas redes sociais. Nunca é tarde para nos unirmos para uma consciência ambiental, não acha? 😄